SUBIR

Curta Duração

Você está em: Home » Curta Duração

Intercâmbio de Curta Duração (STEP)

Embora os participantes geralmente não freqüentem instituições escolares no país anfitrião, é possível que você possa adaptar seu intercâmbio a interesses próprios ou incluir excursões a locais específicos.

Os quatro tipos mais comuns de intercâmbio de curta duração são estadias com famílias, excursões, visitas entre famílias e colônias internacionais de jovens.

O distrito 4440 opera principalmente o programa do tipo família-a-família, que é aquele no qual o jovem recebe em sua casa um estudante estrangeiro de faixa etária aproximada ao dele, geralmente nas férias de verão do hemisfério norte, ou seja de julho a setembro, jovem esse para a casa do qual o estudante brasileiro retribui a visita nas nossas férias de verão, ou seja de dezembro a fevereiro. Este intercâmbio costuma ter um prazo de 4 a 8 semanas, podendo em certos países se estender até três meses.


Elegibilidade

O programa está aberto a estudantes de 15 a 18 anos de idade que estejam acima da média em seus estudos, sejam atuantes na comunidade e possuam certas qualidades, como facilidade de adaptação e disposição para enfrentar novos desafios. Todos os candidatos precisam ser patrocinados por um Rotary Club local, preencher o formulário de inscrição e ser entrevistados pessoalmente,  e principalmente ter Fluência em Ingles.


Custos do programa

O programa é totalmente administrado por associados de Rotary Clubs, e os custos variam dependendo do Distrito rotário e país onde o intercâmbio ocorre. Veja nos Clubes de Rotary patrocinadores as estimativas de custos para o Programa de Intercâmbio de Curta Duração. Em geral, os pais ou guardiões legais dos  estudantes devem prover:

  • Passagem aérea de ida e volta.
  • Seguro de viagem que cubra despesas médico hospitalares em casos de acidente ou doença e que atenda aos requisitos dos clubes e distritos que enviam e recebem os participantes.
  • Os documentos de viagem, tais como passaporte e vistos.
  • Dinheiro para despesas gerais, passeios e excursões.


Como se inscrever

Os Intercâmbios de Jovens são administrados localmente e todos os candidatos devem ser patrocinados por um Rotary Club Certificado pelo Distrito rotário 4440. Rotary Clubs estão presentes em várias localidades de nosso Distrito 4440. Veja nesse site a relação de clubes habilitados a patrocinarem estudantes para o intercâmbio de jovens.