O que é o Rotary?
O Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios ao redor do mundo, líderes em sua área de atuação, que se unem para trabalhar em projetos humanitários, encorajando a ética profissional em todas as profissões que trabalham em prol da compreensão e paz mundial. Os Rotary Clubes procuram melhorar a qualidade de vida das respectivas comunidades implementando diversas atividades de prestação de serviços – sendo o intercâmbio de Jovens uma delas.
O primeiro Rotary Club foi organizado em Chicago por seu fundador, Paul Harris, um advogado. Rotary é o mais antigo clube de serviço no mundo e a primeira reunião aconteceu em 23 de Fevereiro de 1905.
O nome "Rotary" foi escolhido porque cada reunião acontecia no local de trabalho de cada um de seus sócios, alternadamente. Desde o começo, a ideia de Rotária de amizade, companheirismo e serviço para os outros tem se disseminado através de quase todos os países nos seis continentes. Ainda, uma pessoa em cada 5.000 é membro de um Rotary Club.
Durante o ano rotário de 1911/12, a Associação tornou-se internacional devido ao estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, Manitoba, no Canadá. Pouco depois o Rotary cruzava o Oceano Atlântico para estabelecer clubes na Inglaterra, Irlanda e Irlanda do Norte. A Associação Nacional de Rotary Clubs tornou-se assim a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, para em 1922 adotar o nome de Rotary International (RI). Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes, e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo:
O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915.
- O primeiro clube da Ásia foi estabelecido em Manila, nas Filipinas, em 1919.
- Em 1921, pela primeira vez foram organizados Rotary Clubs na Europa continental (Madri, Espanha), África (Johannesburgo, África do Sul) e Austrália (Melbourne).
Ainda que o único resultado permanente dos esforços do Rotary seja propagar um maior espírito de tolerância entre os homens, sua existência não terá sido em vão.
Paul Percy Harris
Prova Quádrupla
Coisas que pensamos, dizemos ou fazemos.
É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?
A prova foi criada pelo rotariano Herbert J. Taylor em 1932, ao assumir a direção de uma empresa sediada em Chicago, a Club Aluminium Company, com o objetivo de salvá-la da falência. A Prova Quádrupla tornou-se referencial de ética nas vendas, produção, propaganda e em todas as relações da companhia com seus comerciantes e clientes, e sua subsequente recuperação financeira foi creditada a esta importante filosofia. A Prova Quádrupla, traduzida em mais de 100 idiomas, é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
Trabalhando pela PAZ 🕊️
Ao passo que o Rotary crescia, aumentava também o alcance de suas atividades. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Rotary descobriu novas maneiras de servir, através de arrecadações para trabalhos de assistência e auxílio em situações de emergência. Em 1917 o então presidente do RI (Rotary Intrnacional) Arch Klumph propôs o estabelecimento de um fundo de doações, que em 1928, tornou-se a Fundação Rotária. A Fundação fez sua primeira doação humanitária (US$500) em 1930 a International Society for Crippled Children.
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos clubes que haviam sido desativados durante o conflito foram restabelecidos e deram início a novos projetos de prestação de serviços, que incluíam auxílio a refugiados e prisioneiros de guerra.
A delegação do Rotary International, composta de quarenta e nove rotarianos, foi a maior entre todas as Organizações não governamentais na conferência da Fundação das Nações Unidas, realizada em 1945 em São Francisco. Uma conferência patrocinada pelo Rotary em Londres, em 1943, serviu como inspiração para a Criação da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), estabelecida pela ONU em 1946.
A Fundação Rotária experimentou crescimento modesto até 1947, quando rotarianos fizeram doações significativas em memória de Paul Harris, falecido em janeiro de 1947. No mesmo ano, a Fundação Inaugurava seu primeiro programa de bolsas de estudos, enviando 18 estudantes a 7 países diferentes. Atualmente, aproximadamente 1.000 estudantes viajam ao exterior como bolsistas do Rotary a cada ano.
Rotary no Brasil
Em 1916, um advogado norte-americano de nome Richard Momsen, que atuou como Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, participou de uma das reuniões semanais do Rotary Club de Chicago. Herbert Percival Coates, um inglês, residente permanente em Montevidéu, no Uruguai, também esteve presente a referida reunião, assim como o lendário Ches Perry, que atuou como organizador e Secretário da Associação Internacional de Rotary Clubs, hoje, conhecida como Rotary International.
Momsen e Costes ficaram bastante entusiasmados com o que viram e pelo que lhes foi dito a respeito pelo Empreendedor de Rotary Ches Perry, a ponto de, ao retornarem a seus países anfitriões, iniciarem os trabalhos de organização do primeiro Rotary Club da América do Sul. Nesta empreitada, Herbet Coates levou a melhor: dois anos após o início de seus trabalhos, em julho de 1918, era fundado o Rotary Club de Montevidéu.
Momsen reuniu alguns amigos, contudo, a princípio, não obteve boa receptividade e entusiasmo às suas ideias. Em decorrência disto, somente em 29 de janeiro de 1921, Momsen realizou sua primeira reunião com a participação de um grupo de senhores interessados na fundação de um Rotary Club no Brasil. A minuta daquela primeira reunião, ainda assim, foi lavrada e assinada por 14 estrangeiros e 3 brasileiros.
Naqueles dias, havia a preocupação de que o Rotary pudesse ser considerado uma instituição estrangeira, preocupação esta também compartilhada com a administração do Rotary em Chicago que, embora enaltecesse os esforços de Momsen e de seus companheiros, não aprovou a formação de um clube com um número tão reduzido de sócios brasileiros. Desta forma, a primeira tentativa de se organizar um Rotary Club no Brasil não foi bem sucedida.
Após aproximadamente um ano depois, em 1922, as comemorações dos 100 anos de Independência do Brasil, bem como suas fortes repercussões, serviram como um incentivo para a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro.
Herbert Coates, então Secretário Geral do Rotary Club de Montevidéu, e também membro do Comitê para Expansão de Rotary, além da Associação de Rotary Clubs, veio ao Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos, em sua maioria brasileiros, os quais, em 15 de dezembro de 1922, fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil.
Contudo, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary International somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.
A história do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica; o plantio da semente do Rotary em todo o Brasil resultou em 1924, na fundação do Rotary Club de São Paulo e, subseqüentemente, dos Rotary Clubs de Santos (1927), Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) e Niterói (1928). O clube também participou da fundação de vários outros clubes em outros estados da República Federativa.
Foi também através da iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Club do Rio de Janeiro que o informativo “Notícias Rotárias” (fundado em 1924), teve seu nome mudado para “Rotário Brasileiro”, passando, depois, a chamar-se definitivamente “Brasil Rotário”, uma publicação que visa a difusão do Ideal de servir, sendo a revista regional oficial de Rotary International para os rotarianos do Brasil.
A semente plantada em 1923 pelo RC (Rotary Clube) do Rio de Janeiro, germinou e deu frutos: hoje, são 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 53.000 rotarianos.
No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Além disso, duas convenções internacionais já foram realizadas no Brasil: uma em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, com 7.511 participantes, e outra na cidade de São Paulo, em 1981, com 15.222 participantes. Três ilustres rotarianos brasileiros também já ocuparam a posição de Presidentes de Rotary International: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Corrêa da Costa (1990-91), todos já falecidos.
COMO NOS ORGANIZAMOS?
O Rotary é dividido em regiões denominadas de distritos que, consequentemente são dividas em clubes de acordo com as cidades, e entre esses distritos existentes são praticados os programas de intercâmbio de jovens. O distrito 4440 abrange apenas o estado de Mato Grosso.
A fundação do primeiro Rotary Club no estado do Mato Grosso se deu em Cuiabá, em 1941, com o presidente Júlio Strübing Müller. O segundo Clube a ser fundado foi no município de Cáceres em 1957, e o terceiro em Rondonópolis, no ano de 1967. Contudo, o estado do Mato Grosso fazia parte do Distrito 447, que incluía também o Mato Grosso do Sul, Noroeste Paulista e uma cidade do Paraguai, Pedro Juan Caballero. Este Distrito já teve como Governador representando o Mato Grosso, Elmo Bertinetti, em 1987-88. Futuramente, em 1990, o Distrito 447 foi dividido nos Distritos 4470 e 4440, sendo o 4470 composto por Mato Grosso do Sul, Noroeste Paulista e Pedro Juan Caballero, e o Distrito 4440 pelo estado de Mato Grosso somente.
Como primeiro Governador do Distrito 4440, tivemos o Governador Vicente Herculano da Silva, no Ano Rotário 1990-91, onde o Distrito já possuía 40 Clubes. Desde então, inúmeras personalidades do mundo político, empresarial, social e profissional fizeram parte dos Clubes e do Distrito 4440. Atualmente a Família Rotária do Distrito é da ordem de mais de 2000 pessoas, vinculadas aos 100 Rotary Clubs, existentes em mais de 70 cidades do Estado, onde já passaram ao total 28 Governadores.
O distrito é gerenciado por um governador que possui um assistente, uma comissão distrital responsável pelo PIJ (Programa de Intercâmbio de Jovens) que é composta por um Chair e toda sua equipe, conforme veremos mais adiante. Dentro do distrito existem os clubes que são formados por um presidente, um vice-presidente, um secretário, um oficial de intercâmbio, um conselheiro, um tesoureiro, diretores de avenidas de serviços e membros comuns.
Visite os sites abaixo e conheça mais sobre Rotary e o que tem sido feito: